quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Willem Kolff - 1ª máquina de diálise

Willem Kolff ( 1911-2009), médico holandês, inventou uma máquina de diálise, ou seja, um aparelho capaz de separar substâncias no estado líquido, filtrando-as através duma membrana que as restantes substâncias não conseguem atravessar.


Willem J. Kolff é considerado o Pai dos Órgãos Artificiais. Inventou a máquina de hemodiálise (rim artificial) em 1941 e tratou o primeiro paciente em 1943.
Pouco antes da 2ª guerra mundial, Willem Kolff acompanhou a morte lenta de um rapaz de 22 anos com deficiência renal e ficou a pensar que talvez tivesse conseguido salvá-lo, se tivesse encontrado uma forma de remover a ureia do sangue. Em tempos de guerra, teve de improvisar para encontrar os materiais: usou pedaços do motor de um Ford, aproveitou metais de um avião alemão abatido, recolheu latas de sumo de laranja e utilizou papel celofane que envolvia as salsichas. Juntou um cilindro de madeira. Com estes materiais idealizou uma máquina que utilizava cerca de quarenta metros de tubos de membrana de acetato de celulose enrolada num tambor rotatório, o qual mantinha-se mergulhado em uma bacia contendo a solução de diálise. Uma bureta coletava o sangue do paciente (não havia bomba de sangue), e pela acção da gravidade o impulsionava através da membrana dialisadora. O sangue, depois de purificado, retornava ao corpo do paciente.
A história registra quinze pacientes tratados pelo rim artificial antes que um deles sobrevivesse. A primeira sobrevivente foi Sophia Schafstadt, atendida em setembro de 1945, em coma. Após a hemodiálise, a paciente recuperou a conciência e viveu por mais sete anos.

Fotos: (de cima para baixo)(1) Willem Kolff. (2) ,(3) As primeiras máquinas de hemodiálise, fabricadas em Kampen (Holanda), com lâminas de madeira e (4) Prof. Willem J. Kolff (ao centro) manuseando um dos primeiros modelos de máquinas de hemodiálise.

2 comentários:

Kako disse...

Isso que é médico!
Não essas porcarias que temos em muitos postos de saúde espalhados por aí!

Unknown disse...

Deus fz o homem segundo a sua emagem...
sabemos todos que Deus é amor
é mesercordioso
é longanimo
é piedoso
foi mesmo este Deus que abriu amente de
willem j.kolff
... para que vidas de pessoas sejão salva!!!
Ñ como estes psicopatas
que crião armas para matar pessoas destruir a terra