segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Gato Bravo

Classe - Mammalia (mamíferos)
Ordem - Carnivora (carnívoros)
Família - Felidae (felídeos)
Género - Felis
Espécie - Felis silvestris
Nomes comuns -gato-bravo, gato-cabeçana, gato-montês









Carnívoro de médio porte, semelhante a um gato doméstico ( Felis catus) listado ou malhado, mas mais robusto. A principal característica distintiva da espécie é a sua cauda grossa e de aspecto tufado, que apresenta 3 a 5 anéis pretos, largos e bem espaçados, terminando numa ponta negra arredondada.
Animal esquivo e de hábitos nocturnos, o gato-bravo é extremamente difícil de observar na natureza. Contudo é possível encontrar indícios da sua presença: pegadas arredondadas, geralmente maiores que as de um gato doméstico (embora possa ocorrer alguma sobreposição), nas quais apenas 4 dedos (sem garras) e a almofada principal, trilobada, são visíveis (o 5º dedo da pata anterior e a almofada metacárpica não ficam marcados); excrementos compactos de forma cilíndrica, muitas vezes pontiagudos nas extremidades e, quando frescos, com um forte odor almiscarado.

Alimenta-se maioritariamente de lagomorfos (principalmente coelho-bravo) e roedores.
Os acasalamentos ocorrem no final do Inverno e na Primavera e os nascimentos entre Abril e Setembro, com um pico em Maio. O período de gestação é de 63 a 70 dias e, em média, as ninhadas são de 3 a 7 crias, que nascem cegas mas cobertas de pêlo (mais escuro e com marcas mais distintas que o adulto). Apenas a fêmea presta cuidados às crias, que se tornam independentes aproximadamente aos 5 meses de idade. A maturidade sexual é alcançada aos 10-12 meses.

Sem comentários: