sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Mestres de disfarce : Camuflagem natural

Com a capacidade de desaparecer, misturar e juntar estes animais usam a arte da dissimulação como meio de sobrevivência no mundo natural- são Mestres do disfarce. Estes animais usam dois métodos básicos para esconder-se na natureza: semelhança geral e semelhança especial.
No semelhança geral os animais usam cores para misturar-se com seu habitat, para que sejam quase invisíveis. Com semelhança especial os animais usam uma combinação de cores, forma e comportamento para ajudá-los a aparecer como uma "coisa" em seu habitat.
O Peixe- Escorpião é capaz de imitar as cores que o rodeiam, utiliza essa capacidade mais para atacar e conseguir alimento do que se defender de predadores. Para isso tem a pele coberta de espinhos venenosos.

Olhar da aranha-do-mar de Merlet como o coral colorido em torno das costas de consoles de lealdade de Lifou, Nova Caledônia


A Preguiça-de-Coleira na Costa Rica é quase invisível, uma vez que agarra fortemente a este tronco de árvore

Preguiça-de-coleira sobe um tronco de árvore na Costa Rica
Uma aranha-do-caranguejo esconde em uma flor do gerânio em France
Pintainho do lagópode dos Alpes da rocha em seu ninho em Noruega
A Cigarra Cinzenta, como qualquer insecto, é um alvo preferencial de diversos predadores. Este exemplar confunde-se com o tronco do pinheiro onde pousou.
Uma cigarra cinzenta esconde-se na casca do pinho em França

A Locust mimicks uma lâmina de grama no Burkina Faso

A orquídea luxuoso e convenientemente frágil é uma das flores revered da natureza. Na realidade, é um bromeliad um pouco resistente, e há uns milhares de variedades diferentes. Este Mantis malaio da orquídea adaptou-se inteligente para assemelhar-se às orquídeas brancas impressionantes da região.

Mantis malaio da orquídea combina perfeitamente com uma flor

Esperando pacientemente debaixo deste lírio na australiana swamplands, este jovem crocodilo usa sua pele verde para misturar-se perfeitamente com o seu habitat, à espera de atacar. Esconde-se na areia e sob a forma de uma planta.
Um jovem de crocodilo marinho esconde-se sob um nenúfar na Austrália

Apesar de ser um animal terrível - pode medir cerca de 2,50 m, pesar 300 kg e viver 50 anos - também recorre à camuflagem. Aqui confunde-se com a vegetação coberta de neve de uma floresta americana.
Um urso-pardo esconde-se na neve coberta de arbustos da América do Norte
Um caranguejo do Harlequin disfarça-se de pepino-do-mar em Indonésia

O Polvo Mímico indonésio tem uma habilidade original de girar virtualmente toda a cor ou teste padrão. É naturalmente marrom e manchado mas foi visto em cada matiz do branco do fantasma, como mostrado acima, à cor-de-rosa azul e impetuosamente vermelha ou misteriosa brilhante. Embora muitos polvos são sabidos para mudar a textura da cor e da pele, simplesmente o polvo mímico pode tomar na forma e nas caraterísticas de outros animais.

Um Mimic Octopus é capaz de imitar a textura de pedras, algas e areia ao largo da costa das Ilhas Maldivas
O Sapo emerge das águas, cobertas de vegetação usada para alimentar patos. É da cor mais habitual no seu meio ambiente e esse é o processo mais comum de camuflagem natura.
Um sapo verde emergente da duckweeds em St Omer, França

Sem comentários: