quinta-feira, 6 de maio de 2010

Os Carrapatos

Os carrapatos são parasitas externos, artrópodes, pertencentes à Ordem Acarina, que se alimentam do sangue do hospedeiro. O carrapato pode estar no solo em locais com vegetação, mas também em muros e etc., à espera de um hospedeiro. Quando percebe a passagem de um hospedeiro, dirige-se para ele, “passeando” pelo seu corpo até encontrar um local seguro, como o pescoço ou a cabeça, onde o cão não o possa arrancar. Logo após, o carrapato introduz o seu aparelho sugador na pele e, durante horas, alimenta-se do sangue do hospedeiro. Após a alimentação de sangue, desprende-se voluntariamente e cai no solo para continuar o seu ciclo.
Existem vários mecanismos através dos quais o carrapato pode provocar doença ou lesão no hospedeiro:
- Lesões pela acção das suas peças bucais na pele.
- Efeitos tóxicos, pois a saliva do carrapato contém neurotoxinas que podem causar paralisia.
- A ingestão de grandes quantidades de sangue pode levar à anemia e a um estado de fraqueza.
- Transmissão de outras doenças causadas por protozoários, bactérias e vírus.
Os carrapatos precisam de condições específicas para o seu correcto desenvolvimento, principalmente de temperatura, humidade e horas de intensidade de luz. À medida que aumentam as horas de luz e a temperatura, a actividade dos carrapatos aumenta. Consequentemente, a época mais favorável para o aumento das infestações por carrapatos pode estender-se desde a Primavera até o Outono.

O ciclo de vida do carrapato é composto por quatro estágios: ovo, larva, ninfa e adulto. As fêmeas alimentam-se sempre de sangue, enquanto os machos raramente o fazem.
O cruzamento entre o macho e a fêmea ocorre na superfície da pele do hospedeiro. A fêmea necessita se alimentar de sangue para uma boa maturação dos ovos. A fêmea ingurgitada cai no solo e põe entre 3.000 a 5.000 ovos em locais altos.