segunda-feira, 3 de maio de 2010

As pulgas

Um dos insectos parasitas mais frequentes são as pulgas, podendo ser extremamente incómodas e dolorosas, através das suas picadas, podem transmitir várias doenças a outros animais e humanos, por vezes mortais.
Pulga é o nome comum dos insectos da ordem Siphonaptera, e apresentam um tamanho diminuto. Existem cerca de 1900 espécies, entre elas a Pulga doméstica (Pulex irritans)a Pulga do cão (Ctenocephalides canis), a Pulga do gato (Ctenocephalides felis), a Pulga do rato (Xenopsylla cheopis, esta é capaz de transmitir ao homem a terrível doença conhecida por Peste Bubônica) e a pulga de areia ou de praia (Talitrus saltator).
As pulgas são parasitas externos (ectoparasitas) que se alimentam do sangue de mamíferos e aves.Estes animais podem transmitir doenças graves como o tifo e a peste bubónica.
As pulgas possuem a capacidade extraordinária de saltar, podendo conseguir em condições favoráveis saltos com cerca de 3 m de altura.
Existem quatro fases do ciclo de vida da pulga

As fêmeas colocam os ovos sobre o corpo do hospedeiro ou no ambiente: carpetes,... Desses ovos saem as larvas, que se transformam em pupa, casulo recoberto e protegido pelo pó. Com as vibrações dos movimentos de pessoas ou animais, as pulgas saem de seus casulos.

Uma só pulga fêmea pode dar origem a 20 novas pulgas por dia.