quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Espécies em extinção

O equidna-ouriço é coberto de espinhos. Suas patas são apropriadas para cavar, o que permite ao animal enterrar-se em um terreno duro em apenas poucos minutos. Os espinhos do dorso são salientes e outros se projetam dos lados. Não existe nenhuma maneira de se alcançar seu lado inferior, que é desprotegido. Quem tentar atacá-lo, será picado. Além do mais, o équidna-ouriço possui, nas patas traseiras, esporas venenosas cuja picada é muito dolorosa. O equidna-ouriço é parente próximo do ornitorrinco, embora ele não seja nada parecid0.
Existem 5 espécies, de aparência e comportamento semelhantes, encontradas na Tasmânia, Austrália e Nova Guiné. A mais conhecida dessas espécies é ( équidna porco-espinho da Austrália.Ele costuma viver em grandes altitudes. Seus espinhos, assim como nos ouriços e porcos-espinhos, servem para proteção.Como defesa, assim como o ouriço, ele se enrola numa bola de espinhos ou enterra-se na terra, deixando pra fora os espinhos. O seu sentido da visão é extremamente apurado.
A equidna é um animal solitário e de hábitos nocturnos. O equidna-ouriço passa o dia em uma toca, e só sai à noite para caçar minhocas, insectos e, principalmente, formigas e cupins. Ele procura alimento com o focinho comprido e tubiforme e o apanha com a língua viscosa. Possui um bico longo, do qual ele puxa a sua presa.
A forma como ele pega na comida é semelhante ao tamandua bandeira, sendo por isso apelidado de "tamanduá de espinhos". A boca é pequena e não tem dentes. (Os equidnas podem também ter dentes, mas eles são de cartilagem e acabam caindo com o tempo). A fêmea põe o ovo numa dobra da pele que aparece no seu ventre na época da postura.
A fêmea bota os ovos apenas uma vez por ano. O filhote ali nasce e permanece durante 6 a 8 semanas, obtendo leite das glândulas mamária espalhadas por toda a região peitoral. Ao contrário dos outros mamíferos, as fêmeas da equidna, como as do ornitorrinco, não possuem mamilos.