quinta-feira, 12 de março de 2009

Os lemures

Os Lemures (família Lemuridae) são naturais de Madagáscar e de algumas ilhas do arquipélago de Camoras, a oeste do norte de Madagáscar. Estes primatas habitam em todo o tipo de meio ambiente onde existam árvores e vegetação alta. Todas as espécies deste grupo têm as extremidades anteriores mais curtas que as posteriores. Alimentam-se de frutas, flores e, por vezes, de alguns invertebrados.

Reino: Animalia
Subreino: Eumetazoa
Ramo: Bilateria
Filo: Chordata
Sub-filo: Vertebrata
Superclasse: Gnathostomata
Classe: Mamalia
Subclasse: Eutheria
Ordem: Primates
Subordem: Strepsirrhini
Infraordem: Lemuriformes
Superfamília: Lemuroidea
Família: Lemuridae, Megalapidae, Cheirogaleidae, Indridae
Família Megalapidae

Os Lemures da família Megalapidae são naturais de Madagáscar. De hábitos herbívoros, arbóreos e nocturnos, passam a maior parte do dia dormindo em troncos de árvores e emaranhados de lianas. Mostram ser solitários. São saltadores e trepadores verticais, mostrando dificuldade de movimentação em troncos horizontais e no solo. As extremidades superiores são mais curtas que as inferiores. Todos os lemures da família Megalapidae encontram-se sob ameaça e em perigo de extinção. Duas das principais causas são a destruição das florestas e o facto de estas espécies integrarem a alimentação dos habitantes de Madagáscar.

Lemures pigmeus

Os Lemures pigmeus são oriundos da ilha de Madagáscar. Todos têm hábitos nocturnos, dormindo durante o dia. Todas os indivíduos das espécies de Lêmures pigmeus são bastante pequenos. O maior não passa dos 30 cm, sem a cauda. O menor, um adulto, pode pesar menos de 30 gramas. Neste grupo, algumas espécies são muito dóceis enquanto que outras são um pouco agressivas.

Lemures sedosos

Os Lemures sedosos (família Indridae) são naturais dos bosques de Madagáscar. Estes animaizinhos são principalmente arbóreos, mas também se deslocam em terra. Excepto o Avahi laniger que é nocturno, são mais activos durante o dia.


Sem comentários: