domingo, 22 de março de 2009

A Camuflagem e o Mimetismo

Há animais que têm a capacidade de se camuflarem com o meio em que vivem para tirar alguma vantagem. A camuflagem pode ser útil tanto ao predador, quando deseja atacar uma presa sem que esta o veja, ou para a presa, que pode se esconder mais facilmente de seu predador.
Existem dois tipos de camuflagem, a Homocromia, é um meio de defesa ou ataque em que a cor do animal é muito semelhante à cor de fundo do meio em que esse animal vive. Este método é muito utilizado pelos animais para se fundirem com o meio envolvente ficando assim invisíveis ao olhar dos predadores ou presas.
e a Homotipia, onde o animal tem a forma de objectos que compôe o meio. O bicho-pau, que tem forma de graveto e fica em árvores que têm galhos semelhantes à forma de seu corpo.
O Mimetismo semelhante à camuflagem, só que ao invés de se parecerem com o meio, os animais que praticam o mimetismo tentam se parecer com outros animais, com intuito de parecer quem não é.
- Mimetismo de Defesa Batesiano: os animais tentam se parecer com outros de espécies diferentes que têm mau gosto ou são venenosos.

Mimetismo de Defesa Mulleriano: Os animais se assemelham a outros animais que têm mau gosto, e por isso seus predadores não os atacam.
Mimetismo de ataque
Os mimetismos de ataque correspondem a animais predadores que adoptam um aspecto parecido ao da presa para se puderem aproximar sem serem descobertos.
Mimetismo reprodutivo - Muito comum em plantas, com flores ou partes delas que se assemelham à fêmea de um insecto, com o intuito de que o macho se pouse e acabe por fertilizar a planta.

Sem comentários: