sábado, 8 de maio de 2010

Borboletas V

A borboleta-coruja é uma das maiores espécies que ocorrem no Brasil, podendo medir até 180 mm de envergadura. Vive junto à beira de matas ou entre bananeiras. Voa, lentamente, ao amanhecer e ao entardecer. Durante o dia, pousada à sombra da vegetação, mostra, nas asas posteriores, duas manchas ocelares, uma em cada asa, que lembram olhos de coruja, com pupila negra e iris clara. Essa adaptação serve para enganar seus predadores. A média de vida do indivíduo adulto é de aproximadamente 90 dias, ao passo que o desenvolvimento do ovo até a completa metamorfose dura cerca de 105 dias.
A borboleta-coruja gosta de se alimentar de frutas em decomposição caídas no chão ou ainda de fezes de animais. Outras espécies se alimentam de néctar de flores, sais minerais do solo e suor humano.
Existem ainda espécies que não comem nada na fase adulta, subsistindo com a reserva nutritiva que acumularam no estágio de lagarta. A borboleta-coruja é uma espécie fácil de criar em cativeiro, pois as lagartas alimentam-se de folhas de bananeira e os insetos adultos, de frutas.
A borboleta-coruja a sair da pupa