sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Rinoceronte de Java - O animal mais raro do mundo

O nome rinoceronte vem de duas palavras gregas: rhino, que significa nariz, e keros, que significa chifre. Tem este nome por causa da característica que diferencia o rinoceronte de todos os outros mamíferos: um chifre no nariz. Ao contrário do que muita gente pensa, o chifre do rinoceronte não é um osso: ele é feito de pêlos muito pequenos e muito compactos, tão compactos que formam uma estrutura duríssima. Outras características comuns a todos os rinocerontes são a pele muito espessa (cerca de 7cm), as orelhas pequeninas e as patas com três dedos cada. Rinocerontes cheiram e ouvem perfeitamente, mas não enxergam muito bem. Um rinoceronte vive cerca de 45 anos, e atinge a maturidade entre 5 e 8 anos de idade. As fêmeas têm um filhote por vez, normalmente a cada três anos, após um período de 16 meses de gestação. O rinoceronte é o segundo maior mamífero terrestre, perdendo apenas para o elefante, e logo à frente do hipopótamo, do qual não é parente, como muitos acreditam.
De todas as espécies de Rinocerontes, o Rinoceronte de Java é a espécie mais rara, com menos de 60 animais vivendo em habitat selvagem e apenas em 2 lugares: na Indonésia e no Vietnã. A perda do habitat e caça predatória, pelo uso de seu corno na medicina chinesa, foram as principais causas da redução populacional desses animais. E hoje, mesmo protegido nas reservas, ainda corre risco devido à perda da diversidade genética, doenças e pela caça ilegal.
Actualmente existem cerca de 60 animais sobrevivendo em habitat selvagem, existindo 2 subespécies. A subespécie que vive na Indonésia é a Rhinoceros sondaicus sondaicus, e a que vive no Vietnã é a Rhinoceros sondaicus annamiticus.
Peso: 900 - 2.300 kg
Altura: 1,50 - 1,70 m
Comprimento: 2,0 - 4,0 m
Chifre: Possui apenas 1 chifre, que mede cerca de 25 cm.
Habitat: florestas de planícies tropicais.
Período de Vida: de 30 a 40 anos.
Período de Gestação: aproximadamente 16 meses.
Maturidade Sexual: Machos - 10 anos, Fêmeas: 5 a 7 anos.
Distribuição Geográfica: Indonésia e Vietnã.