terça-feira, 24 de novembro de 2009

BATATA DOCE

A batata-doce é um alimento que se inclui no grupo dos tubérculos e que se distingue pelo seu sabor adocicado. A batata-doce é rica em hidratos de carbono, fornecendo em cada cem gramas, 116 calorias. Contém ainda grande quantidade de vitamina A, além de vitaminas do Complexo B e sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro. Na realidade, a batata-doce é uma variedade de batata. Teve origem na América Central e é um dos tubérculos mais antigos conhecido pelo Homem. Segundo os historiadores, é consumido desde a pré-história, pois encontram-se vestígios de batata-doce em cavernas peruanas que remontam há 10 000 anos.
Cristovão Colombo trouxe a batata-doce para a Europa após a sua primeira viagem à Terra Nova em 1492. No século XVI, este tubérculo foi levado para as Filipinas por exploradores Espanhóis e para a África, Índia, Indonésia e sul da Ásia por Portugueses. Nesta altura, a batata-doce começou a ser cultivada no sul dos Estados Unidos da América (EUA), permanecendo o seu cultivo até aos dias de hoje.
Actualmente, os principais produtores de batata-doce são a China, Indonésia, Vietnam, Japão, Índia e Uganda.
A batata-doce é um tubérculo esbelto, de polpa branca alaranjada, com casca fina que pode admitir a cor branca, amarela, laranja, vermelha ou púrpura. Por vezes este legume adquire a forma clássica da batata, curta e arredondada, e por vezes adquire uma forma mais alongada e cónica.
A batata doce pertence à família das Convolvulaceae e o seu nome cientifico é Ipomoea Batatas